Na Mesa de Natal Não Pode Faltar...






























Aceitei o desafio da Ana d' A Casinha das Bolachas para participar na rubrica "Na Mesa de Natal Não Pode Faltar...". Para além de uma receita natalícia teríamos ainda de responder a algumas questões colocadas por ela!


Quem está por detrás deste blog?
Por detrás deste blog está uma apaixonada por culinária e gastronomia que adora cozinhar, comer e partilhar aquilo que faz! 

Quando surgiu o gosto pela culinária?
Bem, eu diria que esse gosto já nasceu comigo! Sempre me habituei a ver a minha mãe fazer tudo (quando digo tudo, é mesmo tudo) em casa, por isso acho que o gosto pela culinária existe em mim desde sempre! No entanto eu diria que se acentuou na minha adolescência! E hoje então nem se fala!

Quando e como surgiu o blog?
Este blog surgiu em Janeiro de 2016 depois de ter começado uma reeducação alimentar para perder o peso que ganhei com as minhas gravidezes. Achei que as receitas que me estavam a ajudar a perder peso poderiam também ser úteis para outras pessoas e criei então este espaço onde podem encontrar receitas fáceis, práticas, saudáveis mas saborosas, não só para quem quer perder peso mas também para quem quer ter uma alimentação mais saudável!

Gostas desta época do Ano? Se sim do que mais gostas?
Adoro, adoro, adoro! Deliro com esta época do ano! Gosto de tudo! Dos cheiros e dos aromas, das cores, das músicas, das comidas, das celebrações e das festividades, e sobretudo da época em si. Embora o Natal tenha sempre um sabor amargo uma vez que muitos dos meus entes queridos já partiram (já o expliquei aqui), tento sempre que o Natal seja especial à nossa maneira. Acho o Natal a festa mais bonita de todo o ano! O Natal genuíno, não o Natal consumista. O Natal desperta, sem dúvida, a eterna criança que há em mim!

Existe algum ingrediente que te faça lembrar o Natal? Qual?
Ui, tantos! Os figos passados, as especiarias, o vinho do Porto...

Costumas cozinhar no Natal?
Sim, sempre!

O que nunca pode faltar na tua mesa de Natal para além de muito amor?
Para além do amor e da família, o Bolo de Natal e o Bolo de Figos!

Que receita vais partilhar e porque razão a escolheste?
A receita que vou partilhar convosco é justamente o Bolo de Natal, mas numa versão mais saudável pois claro! Mas não menos deliciosa! Para ser como manda a lei eu teria de trazer o meu bolo de Natal original. No entanto este é um blog de receitas saudáveis portanto fazia sentido pegar no meu bolo de Natal e transformá-lo num bolo de Natal saudável! Uma transformação que resultou na perfeição! No entanto, embora me tenha baseado no meu bolo de Natal, o sabor deste bolo remete-me para o meu bolo de figos, o que me agradou imenso! É como se fosse um bolo de figos menos enjoativo!  A razão porque escolhi esta receita é óbvia, porque é uma receita de família, agora adaptada para ser mais saudável!


Bolo de Natal:

4 ovos;
1 chávena mal cheia de açúcar mascavado escuro;
meia chávena de açúcar mascavado claro;
1 colher de sobremesa de melaço de cana;
meia chávena de manteiga de amêndoa (ou de amendoim);
1 chávena mal cheia de leite;
1 cálice de vinho do Porto;
1 colher de café de canela;
1 colher de café de extracto de baunilha;
raspa de meio limão;
1 chávena de farinha de trigo;
1 chávena de farinha de trigo integral;
meia chávena de farinha de soja;
1 colher de sopa rasa de fermento em pó;
1 colher de café rasa de bicarbonato;
meia chávena de sultanas pretas e douradas;
meia chávena de ameixas secas sem caroço picadas;
meia chávena de figos passados picados;
meia chávena de nozes picadas;
6 alperces secos picados;

Separa-se as gemas das claras. Numa taça como auxílio da batedeira bate-se as gemas com os açúcares, o melaço e a manteiga de amêndoa até ficar cremoso. Junta-se o leite, o vinho do Porto, a canela, a baunilha e a raspa de limão e bate-se. De seguida junta-se as farinhas, o fermento e o bicarbonato e mistura-se com o auxílio de uma colher de pau. Junta-se as frutas e mistura-se novamente. Numa taça à parte batem-se as claras com uma pitada de sal fino até ficarem em castelo bem firme. Aos poucos envolvem-se no preparado de bolo com cuidado. Verte-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e vai ao forno pré-aquecido durante 50 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer ligeiramente, desenforma-se e decora-se a gosto!

Nota: a chávena que usei tinha capacidade de 250ml. Rende um bolo bem grande e aguenta fresco até três dias. Tal como vos tinha falado aqui, os azevinhos decorativos vieram da Doces Sentidos e alguns dos frutos secos utilizados nesta receita vieram da Garrafeira Dom Pedro.


Em que é que esta receita é mais saudável?
Eu sei que ao ver a lista de ingredientes se vão perguntar em que é que este bolo é mais saudável pois leva açúcar na mesma! Pois leva, mas é açúcar mascavado em vez de açúcar branco refinado! Em vez de frutas cristalizadas (que são carregadinhas de açúcar) leva frutas secas. Em vez de farinha de trigo leva uma mistura de farinha de trigo, farinha de trigo integral e farinha de soja! E em vez de manteiga, leva manteiga de amêndoa! São estas pequenas substituições que tornam este bolo mais saudável. É calórico na mesma, mas são calorias boas para o nosso organismo!


Rende 15 fatias

42 comentários:

  1. Que lindo bolo Elisabete!! As fotos ficaram maravilhosas!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que rico bolo de natal,...
    Adorei a receita e deve ficar um bolo maravilhoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para um bolo mais saudável fica fantástico! Beijinhos

      Eliminar
  3. O bolo está tão lindo!!! Amei <3
    (As fotos também estão fantásticas!)
    E adorei conhecer-te um pouco mais ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  4. Adorei o bolo, tão fofo e cheio de sabor, vou ter de experimentar qualquer dia :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Que bonito e tenho a certeza que deve ser saboroso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito apreciado cá em casa! Ninguém suspeitou que era mais saudável que o habitual! beijinhos

      Eliminar
  6. Este bolo está lindo Elisabete! é uma alegria ter esta maravilha na nossa " mesa" de Natal! Obrigada por participares!! Adorei.

    Beijinho Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu! Eu sei que é uma versão saudável e talvez por isso menos apelativa mas neste cantinho não poderia ser doutra maneira! Em todo o caso este bolo, para uma versão saudável, é delicioso! Beijinhos

      Eliminar
  7. Esse bolo com essas fotos dá já vontade de comer uma fatia, perfeito! :) Um bolo rico e saudável que nos permite passar a consoada de consciência mais livre! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este bolo foi um verdadeiro sucesso cá em casa! Na mesa de Natal não faz mal nenhum ter doces calóricos, já o disse aqui antes, afinal o Natal é só uma vez por ano. Mas para quem quer ter na mesa opções mais leves e mais saudáveis, este bolo é excelente! E lá está, à vista (e também de sabor) parece um bolo normal! Beijinhos

      Eliminar
  8. Querida Elisabete,
    Estou aqui de boca aberta com essas fotos lindas.
    O bolo ficou lindo, adorei a seleção dos ingredientes, só pode ter ficado delicioso!
    Receitas saudáveis e criativas não podem faltar nunca. Comer bem não é comer muito e
    sim com qualidade. Vou fazer essa receita, amei!
    Parabéns pelas respostas, adorei saber mais um pouquinho sobre ti!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! As suas palavras alimentam-me o ego! Assim vou ficar mal acostumada! Eu não tenho jeitinho nenhum para a decoração das fotos. Adoro cozinhar mas a parte de fotografar é uma tormenta. Mas juro que me esforcei por ficarem o melhor possível! Sei que para os expert não estarão nada de especial e terão muitas imperfeições mas para mim ficaram melhores do que alguma vez imaginei! Beijos

      Eliminar
  9. Olá amiga
    Vim cá ver as novidades e encontrei uma página cheinha de coisas boas, que lindas apresentações decorações e que delicia este cheirinho a natal :) até aqui se sente :) adoro o natal e os docinhos de natal.
    Sei que está adoentada Melhoras
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Adoro o Natal! Pois é Alcina, por aqui estamos todos com gripe! Fruto da época, é difícil escapar! beijinhos

      Eliminar
  10. Querida Elisabete: o teu bolo de Natal ficou lindo!!! Já há uns anos que uso o açúcar mascavado na confeção do meu bolo de natal e gosto imenso. Tu ainda conseguiste torná-lo mais saudável, mas acredito, igualmente saboroso.
    Bjn e até breve
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito bom! Não parecia mesmo um bolo mais light! Beijinhos

      Eliminar
  11. Passei por aqui e fiquei rendida ao cantinho da tua mesa Elisabete, uma maravilha que me regalou a vista, já para não falar no bolo.
    Esse ficou um encanto, já li a receita à Mãe e ela disse que se fará sem falta.... eheh, vou tratar de comprar os ingredientes.
    Adorei o desfile das fotos, estás mesmo pro.
    Beijinho muito apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Fazer estas receitas de Natal saudáveis foi um verdadeiro desafio, não tanto pelas receitas em si mas pela decoração! Sou uma desgraça a fotografar comida, é-me difícil conseguir fazer umas fotos que fiquem realmente bonitas. Mas gostei do resultado!
      Atenção que esta receita não é a receita original do meu bolo de Natal, esta é uma adaptação do meu bolo de Natal para ficar um pouco mais light. Se eventualmente quiseres a receita original (que é muito mais rica), é só dizeres, terei todo o gosto em partilhar contigo. Beijinhos

      Eliminar
  12. Está mesmo muito bonito ,só de olhar entramos no espírito natalício. Nunca fiz um bolo de natal,acho que este ano experimento!Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns!! está lindo e as fotos também estão!! o bolo deve ser divinal muito rico em ingredientes mas mais saudável.Mas estou com uma duvida como se faz a cobertura branca, que fica linda no bolo.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A decoração branca é açúcar em pó. Poderia ter usado adoçante em pó mas o adoçante é químico, não é um "açúcar" inocente como muita gente pensa. Diz-se que o açucar também é o veneno, e de facto o açúcar branco refinado é. Mas entre usar um "veneno" químico e um "veneno" natural, preferi o segundo! Parece que leva imenso açúcar na cobertura mas na realidade leva muito pouco pois o açúcar é "esfregado" contra o bolo quando este ainda está morno e por isso o excesso cai e fica apenas uma camada muito fina. Mas o bolo é ótimo sem esta cobertura, fiz apenas por uma questão de estética pois não acrescenta nada em termos de sabor (apenas em calorias!). Beijinhos

      Eliminar
  14. que belissimo bolo cheio de cor e sabor <3
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Uau! Que lindo que está!
    Adoro as tuas versões saudáveis das receitas, ficam sempre com um ar tão saboroso! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Este bolo ficou mesmo muito saboroso e fofo! Beijinhos

      Eliminar
  16. :) M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!
    Além de uma decoração linda linda esse bolinho ficou divinal!
    Não tenho por hábito fazer bolo de natal só de passagem de ano mas agora deixas te me com aquele bichinho ;)
    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo de Natal é tradição por aqui! Não estes! Este é uma adaptação do original! Que, verdade seja dita, ficou bem bom! Beijinhos

      Eliminar
  17. Hummmm nham nham... Coisinhas tão boas e mesa tão linda :)

    ResponderEliminar
  18. Um bolo bastante rico e com um aspeto delicioso!!
    Bjs ~
    Zezinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O original ainda é mais rico! Este ficou mais leve e mais saudável! Beijinhos

      Eliminar
  19. As respostas que deste são muito interessantes, assim como esse bolinho! Bem fofo e natalício :) Por cima é açúcar em pó? Partilhei a receita no facebook e uma seguidora por acaso perguntou-me isso :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondi a essa mesma questão em cima! Vejo que suscitou curiosidade! Sim, é açúcar em pó. Como referi antes, podia ter usado adoçante em pó para fazer o mesmo efeito branco. No entanto o adoçante não é saudável como muita gente pensa, é cheio de químicos e por isso mesmo é considerado como um veneno. O açúcar também é considerado um veneno, mas sempre é mais natural! Portanto, veneno por veneno, neste caso antes o açúcar! Em todo o caso o açúcar é opcional e perfeitamente dispensável, aliás nem o referi na receita pois foi usado apenas para dar um ar mais giro à coisa! De qualquer modo é Natal, ninguém leva a mal! Se todos os excessos forem como este então está tudo controlado! Beijinhos

      Eliminar
    2. Desculpa lá, não vi a resposta acima! Também acho que é melhor usar açúcar, até porque o sabor do adoçante não é o mesmo e a quantidade usada não é muita :)
      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Não tens de pedir desculpa! Estou cá para esclarecer! O adoçante deveria ser banido. Confesso que quando comecei a reeducação alimentar uma das primeiras coisas que fiz foi comprar adoçante mas rapidamente o pus de parte! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!